Introdução à Marcenaria Fina

Introdução à Marcenaria Fina

R$460,00

Formão, lignina, goiva, tupia, raspilha, plaina, cavaco, boquexim, arco de pua e maquineta. Já ouviu falar? Pois nessa oficina você vai começar a descobrir como transformar uma peça de madeira em um objeto fino de mobiliário, decoração ou o que a imaginação pedir. Usaremos ferramentas tradicionais do nosso trabalho, exploraremos uma xiloteca com mais de 20 espécies de madeiras nobres e construiremos um objeto para levar para casa.

Professor: Lucas Campos Puttini

9h às 18h

TEM INTERESSE? CLIQUE AQUI 🙂

Fora de estoque

Categoria:

Descrição

Um dia de imersão no domínio da marcenaria tradicional em madeira maciça. Nosso ponto de partida é a madeira: sua origem, composição, propriedades, estética e usos. Vamos apresentar as ferramentas tradicionais e contemporâneas, manuais e elétricas, do trabalho da madeira. Discutiremos brevemente as principais técnicas deste ofício: projeto, dimensionamento, encaixes e curvas.
Os participantes ainda terão a oportunidade de colocar esse aprendizado em prática e produzir uma peça simples que levarão para casa ao término do curso.

Ferramentas: O instrutor levará suas ferramentas manuais que estarão disponíveis para os alunos.
Os participantes se revezarão na sua utilização durante o curso.
Ferramentas e máquinas elétricas serão utilizadas na manufatura das peças dos alunos segundo a
disponibilidade da oficina.

Professor: Lucas Puttini trabalhou como engenheiro na indústria aeronáutica por 10 anos até decidir fazer da marcenaria sua profissão. Iniciou em 2018, a Marcenaria do Bosque em Campo Alegre, SC, um ateliê de peças finas em madeira maciça e cursos personalizados. Busca encontrar por meio desse ofício artesanal uma forma de se aproximar da natureza, desenvolvendo assim respeito por seus materiais e pela longa tradição dos artesãos que nos antecederam. Procura em cada peça combinar conhecimento, beleza e alegria ao fazer.

Carga horária: 8h (9h às 18h)

Público alvo: interessados, entusiastas, hobbistas do trabalho com madeira

Pré-requisitos: não há pré-requisitos

Número de vagas: mínimo 3* | máximo 8

 

*Se as inscrições não atingirem o mínimo de vagas o valor da oficina será devolvido para os já inscritos.

 

2019. Oficina MAR.U | contato@oficinamaru.com.br